domingo, 14 de fevereiro de 2010

A Justiça do Pai

Senhoras e senhores Boa Noite
A Associação Beneficente Cultural Africana Templo de Yemanjá (ASSOBECATY) quer manifestar a satisfação por ter a vossas presenças neste ato de instalação e abertura das atividades de Atenção Jurídica a comunidade do Bairro Jardim Santa Rita.
A Assobecaty, entidade religiosa de mais de 60 anos foi reconhecida como comunidade Tradicional Brasileira pela Secretaria especial de Promoção da igualdade racial, SEPIR, vinculada ao Gabinete da Presidência da Republica. O mérito atribuído, faz juz ao vigor que vem empregando ao preservar o nome da religião de matriz africana e a respeitabilidade conquistada junto a comunidade por ser exemplo de dedicação na defesa das garantias fundamentais do cidadãos. Dentre suas bandeiras de luta, destaca-se realizações na área da comunicação comunitária, a inclusão digital, gênero e saúde. Recentemente ampliou seu compromisso social equiparando-se a outras religiões que historicamente atuam com a saúde e, amparada pelo Conselho competente, aplica com êxito em sua sede a Política Nacional de Segurança Alimentar, conhecida pelos participantes como os “Apejós” que em yoruba quer dizer “assembléia”.
No entanto realização alguma é possível se não for pela força da contribuição da cada um motivada pelo interesse coletivo e com este sentimento a Assobecaty celebra duas importantes alianças no ano de 2007:
A cooperação técnica com o Projeto Cantando as Diferenças, instituindo pela Lei Federal 285/06 de autoria do Senador Paulo Paim e a parceria com a Escola Estadual de Ensino Médio Dr Rui Coelho com a instituição do “Ponto de Escuta Psicológica” serviço voltado ao bem estar mental da comunidade escolar, coordenado pela prestimosa colaboração da Psicóloga Rogéria Ferrari e as Psicólogas Ana Clara Espíndola e Débora Lúcia de Souza.
Neste espírito de luta e solidariedade permanente recebemos a honrosa presença do Excelentíssimo Dr. Desembargador Rui Portanova.
O Magistrado nasceu na capital Gaúcha. Formado em Ciências Jurídicas e sociais pela Pontifícia Universidade Católica do RS, ingressou na magistratura em 1976. Atuou, entre outras, nas comarcas de São Luís Gonzaga, Nova Prata e Novo Hamburgo. Foi promovido a Juiz do Tribunal de Alçada em maio de 1995 e a desembargador do Tribunal de Justiça do RS em1998.
O Desembargador Rui Portanova é Doutor em Lingüística Aplicada pela PUCRS e em Direito Constitucional pela Universidade do Paraná. Autor de diversas publicações, tem participação como palestrante em atividades do Movimento Negro, Feminista, Estudantil e do Direito Alternativo
O Excelentíssimo Desembargador Rui Portanova com sua presença, evidencia a importância que todo cidadão brasileiro conhecer a Legislação para compreender o exercício de sua cidadania
Essa ocasião é muito especial a Assobecaty por contar com adesão ao serviço jurídico de três importantes figuras do mundo Jurídico, estão agregando ao serviço jurídico, Professor da Universidade de Passo Fundo e assessor do Desembargador Rui Porta Nova , Dr. Marcelo Sgarbossa, será o Coordenador Técnico do Serviço Jurídico da Assobecaty, a Dra. Lucimara e Dra. Lisandra Vargas.

Nenhum comentário: